Curso de informática Gratuito em Pernambuco – Telecentro

Publicado por: Fábio Fernandes

Pensando em promover a inclusão digital de jovens e adolescentes, o Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco  – Ceasa/PE, em parceria com a Secretaria Especial de Juventude e Emprego (SEJE) e o Instituto Brasileiro de Cidadania, desenvolveu a criação  de um Telecentro. O núcleo funciona como um centro de capacitação  de jovens para o primeiro emprego, sonho da maioria dos estudantes.

O curso on-line, que tem 12 meses de duração, é destinado,prioritariamente, a jovens de baixa renda, com idade entre os 16 e 28 anos. Filhos e parentes de usuários e permissionários são maioria entre os alunos matriculados atualmente no Telecentro.

De segunda a sexta-feira, o movimento é grande no local. Três turmas, cada uma comdez alunos, estudam no turno da manhã. Outras quatro turmas frequentam o Telecentro no período da tarde. Cada sala dispõe de dez computadores, o que significa que cada aluno estuda, treina e desenvolve as suas atividades em um computador.
"Esse é um diferencial. Em muitas outras escolas, os estudantes dos cursos de informática dividem o computador com outros alunos", ressalta o coordenador  do Telecentro, Albérico Lourenço de Farias.

Segundo ele, o curso oferecido pelo Telecentro é diferenciado. "Aqui oferecemos mais do que aulas de informática. O objetivo do núcleo é formar, capacitar, orientar, informar e sensibilizar a comunidade carente e usuários do Ceasa, para que estes tenham acesso ao conhecimento", explica.

Albérico Farias diz que os estudantes têm aulas de programas básicos como Word, Excel, Internet e, ao final do curso, também recebem aulas de Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente. "São informações que contribuem para agregar conhecimento. É um diferencial" , disse.

Para Farias, esse é o primeiro passo para a qualificação. "Hoje, quem não tiver um curso de informática não consegue emprego. É o inicio da inclusão digital desses jovens", ressalta.

O curso de informática do Telecentro é gratuito. Os interessados podem se inscrever na sede da Associação dos Usuários e Comerciantes do Ceasa Recife (Assucere), localizada próxima à quadra esportiva do Centro, onde os cursos são promovidos.